Como resgatar a autoestima | Escrito na Madrugada
10fev 2017

Como resgatar a autoestima

Postado por às em Comportamento, Pessoal, Textos

Não preciso nem dizer que minha autoestima sempre foi nível pós-sal. Por inúmeros motivos, alguns bem claros ou outros que talvez nem eu  mesma saiba. Muitas vezes não me olho no espelho. Aquele olhar de verdade, não aquele só pra checar se o cabelo não tá parecendo o Chewbacca e sair para algum compromisso. Às vezes não quero nem me arrumar pra sair. Às vezes não aguento e não aceito um elogio.

Mas isso não pode ser rotineiro, nem durar por muito tempo.

COMECE  DE DENTRO PARA FORA – a etapa mais crucial

Eu comecei repetindo para mim mesma e para os que estavam ao redor “Eu sou feia, mas sou legal.”(Por favor, leia até o final do post). Comecei a perceber coisas bacanas na minha personalidade, como isso afetava à mim e aos outros. E comecei a valorizar essas qualidades. Se para você parece não haver 1 qualidade, então comece a procurar formas de poder trabalhar em melhorar esses “defeitos” (talvez seja o demoniozinho da baixa-auto-estima falando tá?) – e boooora! Nada de ser orgulhosa – esse é o piooor defeito do ser humano. Não vai ser de uma hora para a outra que você irá mudar, são pequenos exercícios que a gente se esforça para completar, com uma grande recompensa no final! No que eu sou boa? (Se não sabe, faça uma lista de coisas que as pessoas ao redor de você fazem e bora testar uma à uma!!) Que efeito eu causo nos outros? Como  eu me vejo? Eu conseguiria conviver com alguém como eu?

NÃO SE COMPARE COM OS OUTROS

O seu DNA é ÚNICO. Pode ser clichê mas é uma das maiores verdades da vida: Só existe UMA você. Podem existir vários estilos parecidos mas ninguém vai ter a mesma experiência de vida como a sua.  Só tem uma vozinha na sua cabeça (eu espero :O) e ela é só sua. As coisas que você viu, experimentou, passou por, almeja, gosta, não gosta, etc, é o que fazem você ÚNICA. Tenha referências, mas não inveje: Você é você. E isso basta para ser maravilhoso!!

BLACK MIRROR

Abre espaço nesse espelho embaçado! De vez em quando é necessário pelo menos que você se esforce à se enxergar de verdade naquele espelho. Que tamanho são meus lábios? Que tamanho de testa eu tenho? Qual o formato do meu nariz? E as cores dos meus olhos? Meus cotovelos, joelhos, coxas, tornozelos… Quantas pintinhas tenho pelo corpo? Qual é meu tom de pele? Nada de negatividade. Pense de forma imparcial, observe.

Numa dessas você vai descobrindo seu jeito e também o que fica melhor em você.

Não adianta eu mentir aqui pra ti, que está lendo este texto agora e dizer “use qualquer coiiiisa, não se preocupe com tal coooisa”.  Não. Acredito que buscar a aceitação e uma boa autoestima depende de achar o que é melhor pra você. Conforme os anos vão passando a gente vai sabendo o que faz bem pra gente e o que é prejudicial. Eu, por exemplo, não posso deixar de dormir bastante; não posso abrir os olhos de manhã direto para claridade; nem posso deixar de tomar muita água! E você?

Além de hábitos, procure por produtos que vão te deixar mais feliz consigo mesma sejam maquiagens, produtos para o cabelo, hidratantes para o corpo com seu cheirinho preferido, iluminadores maravilhosos, sombras com brilho, etc. Tudo que realce sua beleza! Vai testando.

Rasgaram sua autoestima por ANOS, não é em uma (1) noite que você vai juntar os pedaços!

Separe noites para “cuidar de si” (adoro essas noites, são muito relaxantes e revigorantes), hidrate seu cabelo, tome sucos, chás, um banho mais demorado, tudo que for mais saudável e ajudar seu corpo – e você! – à se sentir melhor! Nosso corpo é feito de feitos e respostas – teste uma noite caprichada  dessa e depois me conta se você não se sentirá melhor!

Noites testando maquiagens novas (várias blogueiras de maquiagem no youtube), o que é melhor para sua pele, olhos, formato do rosto, cor de roupa, escola ou evento, etc. Não tem problema, maquiagem também ajuda à levantar a autoestima! Você se transforma, se cuida, faz bem pra você. Mas lembre-se: Tente descobrir quem você é por trás disso tudo e valorize-se! Claro, quanto menos maquiagem, melhor e você vai entender isso depois de um tempo. Penteados novos – e loucos! – para praticar no seu cabelo! Tem muuuitas referências no pinterest, divirta-se!

SELFIES

Nada de se esconder atrás das câmeras, fugir ou se fingir de morta! (As famosas não recusam tirar fotos com os fãs – e olha que há SEMPRE a chance de sair um bagaço né?! kkk Mas aí é que tá: Não adianta pedir pra tirar 300 vezes a foto: É você! Você é isso! Você é esse sorrisão escandaloso ou esse sorriso tímido! Você e SÓ você!!) É hora de testar. Seu melhor ângulo, seu melhor sorriso, seu melhor olhar.  Depois você vai perceber que isso tudo sempre esteve aí, você só precisou se esforçar um pouquiiinho para reencontrar! 😉 <3 Liga o som, ache uma luz boa e muitas muitas muitas selfies, não precisa nem postar depois. Daqui um pouquinho sentirá vontade de mostrar pro mundo uma “nova-eu”. (Ou  mande no grupo para as amigas!!) Se isso não acontecer tudo bem, ninguém é obrigado HAHA!

Junte todos esses ingredientes, adicione o “tempo“que precisar e… Conheça-se de novo! 🙂

Lembre-se: Em nenhum momento comentei no post que você está se observando, descobrindo, arrumando, melhorando para os outros… É tudo você! Por você! <3 

 

Playlist para todos estes momentos:

 

4 comentários deixe um →

  1. Mari Campos

    Camy, eu tenho muito orgulho de ti, sabia? Você é uma pessoa muito guerreira. Que corre atrás, que não desiste. Que é forte. Eu me lembro que desde que começamos a nossa amizade eu sempre, sempre me inspirei e me espelhei muito em ti. E esse texto é mais um exemplo disso. Eu amo o que tu escreve, amo os teus vídeos, nossos papos sérios e nossas risadas. Nossas conversas sobre nerdices, sobre as nossas vidas, sobre tudo. Tudo sempre me marca de um jeitinho especial. Você me inspira a ser melhor sempre! Então continue sempre sendo essa minha irmãzona. Love you so much!!!!!!! ❤

    Responder
    • Camy
      Camy

      Owwwwnnn <3 sua fofíssima!!
      OBRIGADA POR TUDO SEEEEMPRE!!
      Tens um lugar muito especial no meu coração! Tenho aprovação da Mari pra esse texto então? Então tá perrrfeito! HAHA
      te amoo *-*

      Responder
  2. Cara, que texto maravilhoso! Esse lance de aceitação é uma parada muito complicada. Eu mesma sofri muito com isso, por vários e vários anos.. sempre tive tendência a engordar, nunca fui uma menina delicada (tinha pavor de vestido), usava óculos, era espinhenta e sofri muito, mais muito bullying na época de escola (quem nunca?!) por causa dessas coisas.

    Mas é como tu disse, o lance é fazer uma auto análise e depois ir tentando melhorar nos aspectos que não te deixam tão confortáveis. Não que eu tenha aprendido a ser mais delicada, nem nada do tipo, meu jeito sempre será de moleque, mas aprendi a cuidar da minha saúde (descobri um problema hormonal que justificou as espinhas e o peso instável), comecei a usar lentes de contato e hoje sei o que fica e o que não fica bom em mim.

    Ps: saudade dos teus vídeos, moça 🙂
    Ps(2): estas me inspirando a criar um blog <3

    Responder
    • Camy
      Camy

      Ai que bom que tu curtiu <3
      Basicamente todo mundo sofreu bullying na vida né? :/ infelizmente no meu caso sofri até violência física;

      To feliz que cê passou por aqui<3 muito muiito obrigada!
      FAZ BLOG SIIIIMMMM

      Sobre os vídeos... To total sem inspiração 🙁 🙁 o que eu faço?

      Responder
UP!